quarta-feira, 30 de março de 2011

materiais de laboratório

MATERIAIS DE VIDRO


 Béquer
         Erlenmeyer


Estão entre os recipientes mais usados em laboratório. A capacidade varia de alguns mililitros até litros. Feitos de vidro pirex, resistem bem ao aquecimento, ao resfriamento e ao ataque por drogas químicas. São recipientes de fácil limpeza.






Balão - Fundo redondo 




Balão - Fundo chato 

usados para conter líquidos ou como frascos de reação. Os de fundo redondo são mecanicamente mais resistentes e mais adequados a operações que envolvam aquecimento. Os de fundo chato têm a vantagem de não requerer uso de suporte para serem mantidos em posição vertical. 


Tubos de ensaio 

Tubos fechados numa extremidade, usados para conter pequenas quantidades de material sólido ou líquido na realização de testes e reações químicas. A transparência permite a perfeita observação dos fenômenos que ocorrem. 


Funil de vidro comum

Apresenta duas aplicações importantes: na transferência de líquidos para frascos de boca estreita ou em filtração, para suportar o papel grosso (papel de filtro) destinado a reter as partículas grosseiras, em suspensão na mistura sólido-líquida a ser separada. 


pisseta ou frasco lavador

Carregada com o líquido desejado (água destilada, solvente orgânico, soluções, etc), destina-se a dirigir um jato de líquido, em operações como lavagem, acerto grosseiro do nível na medida de volume, etc. Apresenta vantagens de manipulação e controle fáceis. 


Vidro de Relógio 

Usado para cobrir béqueres, quando for necessário proteger seu conteúdo da contaminação por poeira. Bastante utilizado em pesagens de material sólido. Usado, ainda, como recipiente raso para sólidos ou para evaporação lenta de líquidos. Não resiste ao aquecimento. 


Bastão de vidro 

Empregado na agitação de líquidos, em operações como: homogeinização, dissolução, etc.,auxílio na transferência de líquidos de um recipiente para outro (faz-se o líquido escorrer pelo bastão de vidro ao invés de vertê-lo diretamente ao outro frasco). 


Pesa-filtro 

Muito usado para conter sólidos puros, amostras sólidas, etc. Resiste bem ao aquecimento em estufa (110ºC), daí seu uso na operação de secagem, determinação de umidade, etc. A tampa esmerilhada protege o conteúdo da ação da umidade e poeira. Sendo de pequeno porte, presta-se bem para pesagem. 


Proveta 

Usada em medidas grosseiras de volume de líquidos pois comumente é graduada em mililitros (erro da leitura 0,5 mL). Não deve ser aquecida em estufa e nem carregada com líquidos quentes, pois os aparelhos de medida de volume são calibrados para uma determinada temperatura, próxima à atmosférica, que vem gravada no aparelho.


Pipeta volumétrica


Pipeta Graduada

São aparelhos de medidas precisas de volumes de líquidos. O líquido é introduzido por sucção, aplicada na parte superior, até acima do menisco. Deixa-se escoar lentamente o líquido para o acerto do menisco e posterior transferência do volume medido. É muito importante o tempo de escoamento, pois dele depende o teor em líquido que fica aderente às paredes internas. Ex: para pipeta de 10 mL, o tempo mínimo de escoamento é de 20 segundos. Pipetas volumétricas medem um único volume, enquanto a graduada escoa volumes distintos de acordo com sua capacidade.


Bureta

É também aparelho de medida de volume com precisão (ex: bureta de 50 mL). A graduação é, em geral, até décimos de mililitros. É provida de torneira que permite interromper o escoamento exatamente no instante desejado, sendo por isso especialmente indicada para uso nas titulações. Aqui também o tempo de escoamento é um fator de importância básica.


Dessecador

Muito usado em laboratório. É um recipiente grande, provido de tampa bem ajustada, destinado a manter atmosfera anidra. Para tal, o compartimento inferior é carregado com agente dessecante, como CaCl2 anidro, H2SO4 concentrado, ou sílica-gel. Usado para secagem e proteção contra umidade de materiais higroscópicos, cadinhos são resfriados em seu interior, para posterior pesagem, etc.


Kitassato

Usado para filtração à pressão reduzida. É utilizado em conjunto com o funil de Büchner para filtrações à vácuo.


Balão volumétrico

Usado para preparar e diluir soluções.


Funil de separação ou de Decantação

Usado para separação de líquidos imiscíveis.



a)            b)        c)

Condensadores

Usados para condensar os gases ou vapores na destilação de líquidos.
(a)- Condensador de Liebig ou reto - usado em destilações; (b) - Condensador de Allihn ou de bolas- usado para refluxo de líquidos; (c) - condensador de serpentina - usado em destilações ou refluxos.


Placa de Petri

Usada para fins diversos tais como, secagem de compostos, processos de incubação em Biologia, etc.


Termômetro

Usado para medidas de temperaturas


MATERIAIS DE PORCELANA


Cadinhos


Resistem bem à elevação de temperatura; podem ser aquecidos diretamente sobre a chama até o rubro; daí seu uso na calcinação de pequenas quantidades de substâncias ou materiais. Podem ser feitos de níquel, ferro, platina, porcelana, etc., conforme o uso a que se destina.


Cápsula de Porcelana

Sendo um recipiente raso e de superfície relativamente grande, presta-se para evaporação de soluções. Pode ser aquecida, por exemplo, em banho-maria, para garantir que a evaporação se processe de maneira controlada.

Almofariz com Pistilo

Usado na trituração de material sólido aglomerado, especialmente minérios, produtos ou substâncias destinadas a posterior pesagem. Sabe-se que a velocidade de reações depende da superfície de contato entre os reagentes, daí a importância de se trabalhar, em análises, com material pulverizado.


Espátulas

Empregadas para retirar sólidos de frascos, material sólido de papéis de filtro, etc. Espátulas metálicas são muito usadas, mas as de porcelana apresentam a vantagem de maior resistência ao ataque químico.


Placa de Toque

É uma placa dotada de cavidades, destinadas à execução de reações químicas com quantidades diminutas de reagentes (geralmente uma ou duas gotas), denominadas provas de toque. Resiste bem ao ataque da maioria dos reagentes químicos. Sendo branca, permite boa percepção do aparecimento ou mudanças de cores. Para fins especiais, existem também, placas de toque pretas e placas de toque de vidro.


Funil de Büchner

Usado em conjunto com o kitassato, para filtração à vácuo ou filtrações sob pressão reduzida.

METAIS METÁLICOS DIVERSOS

Propriedades e usos mais comuns


Pinça para Cadinhos

Serve para manipulação de objetos aquecidos, especialmente cadinhos. Por exemplo, é usado na transferência de um cadinho ainda quente (400º C) do triângulo para o dessecador (é importante que o cadinho ainda esteja quente, pois se fosse deixado esfriar na atmosfera do laboratório, absorveria umidade).


Bico de Bunsen

Usado para aquecimento em laboratório, pela queima de gás. Produz chama cônica em que a zona mais quente pode chegar a 1500ºC. De acordo com a relação entre as velocidades de entrada de gás combustível e ar, teremos chama azulada (quando a mistura combustível for pobre, ou seja, com excesso de ar) ou chama fuliginosa (para mistura combustível rica, com excesso de combustível e deficiência de ar).

Triângulo

Formado por fios de arame e três tubos de porcelana. Colocado sobre o tripé, serve para suportar cadinhos que serão submetidos a aquecimento direto pelo bico de Bunsen.


Tripé


Tela de Refratário

São usados juntamente com o bico de Bunsen e se destinam a suportar o recipiente que contém o sistema a ser aquecido. A camada de amianto da tela permite a distribuição uniforme do calor da chama, na superfície inferior do recipiente (geralmente béquer ou erlenmeyer) evitando variações bruscas de temperatura que ocorreriam se fosse usado aquecimento direto.


Garra


Anel para funil


Suporte universal

Usados praticamente em todas as montagens de equipamentos em laboratórios, pois são eles que suportam as partes componentes dessas montagens. O anel é muito usado para suportar o funil numa filtração. As garras não devem ser apertadas diretamente sobre materiais de vidro, pois estes poderiam se partir pelo esforço. Usa-se para proteção, tiras de borracha ou de amianto, para casos em que haverá aquecimento.









2 comentários: